MENTORIA PARA STARTUPS

A importância do mentor na vida dos empreendedores no início de uma startup é indiscutível. As estatísticas comprovam que muitas startups falham por problemas operacionais e relacionados a gestão, os quais poderiam ter sido revertidos, caso remediados em tempo.

A mentoria da Biznes atua acompanhando o empreendedor desde o esboço inicial de uma ideia, ajudando na lapidação e orientação quando as opções para validá-la junto ao seu público e fixar a solução no mercado, buscando os canais mais adequados de crescimento e captação de usuário e clientes.

O mais importante é que, assim como em nossa consultoria, nosso método se traduz baseando em três pilares que consideramos fundamentais para o processo:

1) PROXIMIDADE que torna o caminho mais bem aproveitado, pois acreditamos no poder das conexões entre pessoas.

2) FLEXIBILIDADE no uso de ferramentas e métodos de trabalho, onde nossa tese é que não existem fórmulas prontas, e sim olhar caso a caso.

3) EDUCAÇÃO ao fornecer a autonomia e independência que o empreendedor precisa para tomar as suas próprias decisões. Nós, da Biznes, prezamos pelo aprendizado de quem está com a gente.

Contribuímos com o empreendedor que tem ou não uma ideia.

Se ele já tem, ajudamos a modelar essa ideia e a torná-la palpável. Caso ainda não seja algo visível, ajudamos com a geração de ideias. Aproximamos o empreendedor aos ambientes de empreendedorismo e inovação buscando o fomento de sua rede de relacionamento e agentes do ecossistema de startups.

Conhecer ferramentas e modelos atuais de apoio à tomada de decisão é de suma importância para o empreendedor. Nós ensinamos o empreendedor, desde o início da trajetória, a compreender as ferramentas e modelos de orientação e condução para tornar a ideia uma startup escalável, replicável e lucrativa.

Nessa fase, o empreendedor tem um problema claro e precisa validá-lo com seu público-alvo. Apresentamos ferramentas e técnicas que as startups utilizam para alcançar o sucesso na percepção de valor de seus clientes. Nós ajudamos aconselhando na formalização da startup com o MVP e perceber, pelas métricas de desempenho, se há um segmento de clientes/usuários disposto a comprar.

Aqui, o empreendedor busca o modelo de negócios que se adeque ao seu produto. É a fase em que há necessidade de captar investimento externo. Os investidores buscam por startups que estão resolvendo questões reais e não por apenas sugerirem boas ideias. Nós ajudamos nesse alinhamento.

Ajudamos no preparo do time (com conhecimentos de gestão, finanças e vendas) e nas qualificações que são exigidas para gerar atratividade de investidores, fornecedores, clientes e parceiros.Os investidores procuram startups que tenham uma equipe complementar com qualificações e competências distintas, ou a chance de aporte é reduzida.

A fase mais desafiadora e complexa de uma startup é atingir a escalabilidade. Nessa fase nós ajudamos as startups a gerenciar o negócio de forma sustentável e estratégica, a pensar sempre a frente - possibilitando que se tome decisões acertadas e que mantenha a ordem e equilíbrio interno e externo.

MÉTODO

Nós desenvolvemos nossa metodologia de apoio aos empreendedores que buscam a validação de sua solução, a encontrar o melhor modelo de negócios e a conectar o empreendedor com investidores, para as primeiras captações de investimentos da startup.