MENTORIA PARA STARTUPS

A importância do mentor na vida dos empreendedores no início de uma startup é indiscutível. As estatísticas comprovam que as startups falham, muitas das vezes por problemas operacionais e relacionados a gestão, os quais, poderiam ter sido revertidos, caso remediados em tempo. A mentoria da Biznes atua acompanhando o empreendedor desde o esboço inicial de uma ideia, ajudando na lapidação e orientação quando as opções para validá-la junto ao seu público e fixar a solução no mercado, buscando os canais mais adequados de crescimento e captação de usuário e clientes.

Da mesma forma que auxiliamos empreendedores no início da trajetória, também mentoramos os que já estão com sua solução no mercado, buscando as melhores práticas de gestão, para cada modelo de negócios e também, caso seja necessário, pivotar o negócio e começar a execução de uma nova estratégia para a startup. O mais importante é que, assim como em nossa consultoria, nosso método se traduz baseando em três pilares que consideramos fundamentais para o processo:

1) proximidade que torna o caminho mais bem aproveitado, pois acreditamos no poder das conexões entre pessoas.

2) flexibilidade no uso de ferramentas e métodos de trabalho, onde nossa tese é que não existem fórmulas prontas e nem receitas milagrosas, e sim olhar caso a caso, personalizando e customizando o que for melhor para cada empreendedor e startup.

3) educação pilar central de nossa empresa, que traduz muito o que acreditamos, na autonomia. Os empreendedores precisam ser gestores do próprio caminho, por isso nós da Biznes prezamos pelo aprendizado de quem está com a gente. Nosso maior ganho é e sempre será a independência do empreendedor em todas as próprias decisões, de forma consciente.


Quer saber mais?

Entra em contato com a gente!

Contribuímos com o empreendedor que tem ou não uma ideia. Se ele já tem, ajudamos a modelar essa ideia e a torná-la palpável. Caso ainda não seja algo visível na mente do empreendedor, ajudamos a capturar as competências, experiências e habilidades do indivíduo, de modo que ele consiga projetar suas emoções, criatividade e capacidades na geração de ideias. Também, aproximamos o empreendedor aos ambientes de empreendedorismo e inovação buscando o fomento de sua rede de relacionamento e agentes do ecossistema a de startups.

Nessa fase, o empreendedor tem um problema claro e precisa validar-lo junto ao mercado, com seu público-alvo. Essa é uma fase fundamental para o sucesso do empreendedor que busca seu modelo de negócios. Nós contribuímos com a validação, apresentando ferramentas e técnicas que as startups utilizam, a fim de alcançar o sucesso na percepção e captação de valor do usuário/cliente. Também, na materialização da solução e nos dilemas do PSF e PMF.

Aqui o empreendedor busca o modelo de negócios que se adeque ao seu produto e, consequentemente é a fase onde há necessidade de capitar investimento externo. Nós ajudamos o empreendedor a buscar por recursos, sejam humanos, tecnológicos, informacionais ou financeiros para que o seu negócio alcance o mercado seja sustentável, âmbito financeiro e econômico, principalmente. Também, no preparo do time e nas qualificações que são exigidas para gerar atratividade de investidores, nas redes de fornecedores, clientes e parceiros.

A fase mais desafiadora e complexa de uma startup é atingir a escalabilidade. Para tanto, seu processo deve ser de muito aprendizado e convergência se fatores, sinergia de time, investidores e nas cadeias que são atingidas ao longo da trajetória da startup. Nessa fase nós ajudamos as startups a gerenciar o negócio de forma sustentável e estratégica a pensar sempre a frente, possibilitando que se tome decisões sensatas e que mantenha a ordem e equilíbrio interno e externo.

MÉTODO

Nós desenvolvemos nossa metodologia de apoio aos empreendedores que buscam a validação de sua solução, também a fixação no mercado, onde ajudamos a encontrar o melhor modelo de negócios e conectar o empreendedor com investidores, para as primeiras captações de investimentos da startup



O indivíduo precisa compreender o que é uma startup, o que ele precisa fazer para buscar por capital (financeiro e intelectual) e deve tentar entender o vocabulário utilizado no ecossistema das startups. Nós ajudamos na conexão aos ambientes de inovação e empreendedorismo para dialogar com pessoas sobre suas hipóteses, experiências, conhecimentos, suas competências, capacitações e expectativas.

Por isso, deve interagir com pessoas de outras áreas, em eventos e apresentar minimamente sua hipótese, para saber se sua ideia está com o foco na resolução de um problema real. O que acontece, geralmente, é que ele avança com a ideia, pensando na solução e acaba não dando a devida atenção ao problema para o qual está buscando resolução. Os investidores buscam por startups que estão resolvendo questões reais e não por sugerirem boas ideias. Nós ajudamos nesse alinhamento.

Nesta etapa, o já empreendedor busca pela validação de seu produto, já tendo passado por todas as outras etapas ele, agora, deve expandir seu time de profissionais, para assumirem papeis na organização, sendo as principais competências: conhecimentos de gestão, finanças e vendas. Os investidores procuram startups que tenham uma equipe complementar com qualificações e competências distintas, ou a chance de aporte é reduzida. Isso ocorre, pois um empreendedor não consegue ficar focado em desenvolver a solução ao mesmo tempo em que se preocupa com indicadores e métricas de vendas.

Os empreendedores precisam ter conhecimento sobre aspectos fundamentais relacionados à contabilidade e ao direito para os negócios, que são valiosos para tomar decisões conscientes e com bom senso. Eles devem compreender os aspectos relacionados aos investimentos, como são, de que forma são realizados, como funcionam os acordos entre startup e investidor e o que cada parte espera. Nós ajudamos aconselhando na formalização da startup quando se tiver mais aprofundamento nos testes de mercado com o MVP e se perceber, pelas métricas de desempenho, que há um segmento de clientes/usuários disposto a comprar.

Conhecer ferramentas e modelos atuais de apoio à tomada de decisão é de suma importância para o empreendedor. Nós ensinamos o empreendedor, desde o início da trajetória, a compreender as ferramentas e modelos de orientação e condução para tornar a ideia uma startup escalável, replicável e lucrativa, de modo a ter ciência do que está sendo analisado do ponto de vista do investidor. Assim, as próprias ferramentas apresentadas na seção 2, fazem parte do aprendizado do empreendedor e da construção de uma startup.

A etapa final é a de alinhamento de expectativas, onde o empreendedor apresenta suas expectativas, ao receber o capital, e o investidor, ao aportar. Há a obrigação de ambos cumprirem com o que foi acordado. Mas, entraves podem acontecer, por isso o relacionamento entre eles deve ser o mais transparente possível. O investidor investe o capital semente de modo mais seguro, sabendo que as etapas citadas foram bem aproveitadas. O empreendedor, tendo passado desde a fase de hipótese até a fase de tração, tem experiência e condições suficientes para receber o capital.